Qual a distância que deve caminhar por dia?

Os adultos devem esforçar-se por permanecer ativos, e caminhar é uma excelente forma de exercício para pessoas de todas as idades. Para quem tem mais idade a recomendação é de pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada todas as semanas. Isto pode incluir caminhar a um ritmo moderado ou rápido. Para que não restem dúvidas vamos dizer-lhe qual a distância que deve caminhar por dia e como o fazer.

De facto, todos devemos caminhar. Mas no geral, as pessoas acima dos 65 anos devem procurar caminhar durante pelo menos 30 minutos por dia, embora isto possa ser dividido em três períodos de 10 minutos. Se uma caminhada de 30 minutos for demasiado longa, as pessoas podem começar por fazer caminhadas mais curtas e rápidas e depois alongá-las gradualmente ao longo do tempo.

Em última análise, a chave é manter-se ativo, e pode sempre consultar o seu médico para obter recomendações personalizadas de exercício. Para além disso em alguns casos devido à mobilidade reduzida que frequentemente acompanha o envelhecimento, é importante considerar as capacidades físicas individuais de cada pessoa para se prescrever uma quantidade exata de caminhada que deve fazer diariamente.

distância caminhar

Em média qual a distância que uma pessoa idosa deve andar? 

Não existe propriamente uma regra de outro. É que afinal de contas isto depende da idade, saúde e níveis de fitness. Em termos de tempo e como referimos acima, recomenda-se os tais 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia. Isto pode incluir caminhar, nadar, andar de bicicleta, ou qualquer outra forma de exercício aeróbico. No entanto, é importante falar com um médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercício.

Para pessoas com mais de 65 anos, o objetivo deve ser de pelo menos 6.000 passos por dia. Se tem um smartwatch ele pode ajudar a monitorizar isto. Seja como for tenha em conta que ao começar, é importante começar devagar, pois pode ser cansativo para algumas pessoas idosas estarem em constante movimento durante um período de tempo prolongado.

Comece por fazer caminhadas mais curtas e acumule sessões de caminhada mais longas e mais vigorosas ao longo do tempo.

Mas atenção, para que o exercício corra da melhor forma é essencial uma boa postura e a escolha de sapatos confortáveis e apropriados como os que dispomos na Boutique Ortopédica. Deverá beber também muita água e abrandar quando se sente cansado. Também é necessário fazer pausas regulares e evitar o exagero, a fim de manter a saúde e a segurança enquanto caminha.

Ao aumentar gradualmente os seus níveis de atividade, os indivíduos idosos podem beneficiar de melhores níveis de fitness e bem-estar geral.

Quanto é demasiado? 

É possível que as pessoas se entusiasmem e caminhem demasiado. Embora a atividade física regular seja benéfica para seniores saudáveis, exagerar pode ser perigoso. A participação consistente em atividade física de alta intensidade, tal como caminhar em excesso, pode levar a uma variedade de riscos de saúde, incluindo o aumento do stress nas articulações, desidratação e fadiga muscular.

Além disso, o excesso de esforço numa idade avançada pode aumentar o risco de lesões e quedas, particularmente se a intensidade da caminhada for demasiado elevada.

O que é um bom ritmo de caminhada?

O ritmo de caminhada deve ser adaptado às suas capacidades físicas individuais. Geralmente, os idosos devem apontar para um ritmo de cerca de 100 a 200 passos por minuto. Este ritmo pode permitir uma boa caminhada que proporcione os benefícios da atividade física sem colocar a pessoa em risco de fadiga excessiva ou lesões.

Além disso, pode ajudar a promover um ritmo cardíaco saudável, uma pressão sanguínea mais baixa, e uma maior definição muscular, flexibilidade e força.

Entretanto é boa ideia evitar caminhar em superfícies irregulares como relva ou cascalho, e escolher uma superfície plana e uniforme como uma calçada, pista ou parque de estacionamento.

Qual a melhor altura para caminhar?

A melhor altura do dia para os idosos caminharem depende em grande parte do horário da própria pessoa e de qualquer medicação que possa tomar. É que isto pode afetar os seus níveis de energia. No entanto, as horas mais frescas da manhã ou da noite são as melhores alturas para os idosos caminharem.

Entretanto devem ser feitas pausas quando se sente cansado e devem ser escolhidas roupas para ajudar a manter-se fresco. Mais do que uma questão de distância de caminhar faça sempre tudo com a máxima segurança!

Add Your Comment